Primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia, cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista, técnico do The Voice Brasil, do The Voice Kids e artista visual, o esteta intuitivo e gestual Carlinhos Brown, construiu uma trajetória consagrada por sua atuação musical, social e percussiva, e pela exuberância das suas performances.
Bio
Bio Carlinhos Brown
GRANDE HOMEM DE MOVIMENTO
Nascido Antônio Carlos Santos de Freitas, em 1962, na comunidade do Candeal Pequeno de Brotas, um quilombo de resistência africana cravado no coração da cidade de Salvador, na Bahia, Carlinhos Brown promoveu, ao longo de sua carreira, diversas revitalizações rítmicas, desenvolvendo ricas e significativas conexões com suas raízes ancestrais.
Reconhecidamente um dos artistas mais criativos e inovadores da cultura brasileira, o músico vive continuamente em busca de novas experimentações sonoras. Ainda na juventude, se tornaria responsável por boa parte das revoluções musicais da sua época. Desde então, participou diretamente dos primeiros arranjos que originaram o Axé Music e o Samba Reggae, compondo a partir daí centenas de sucessos, contabilizando mais de 800 canções registradas e mais de mil gravações cadastradas no banco de dados do Ecad.
No mesmo Candeal Pequeno de Brotas onde nasceu, criou conteúdos artísticos revigorantes para a cena da música pop brasileira que reverberam mundo afora, a exemplo da Timbalada, movimento percussivo vivo, potencializador de talentos, que nasceu no início dos anos 90 e segue em constante transformação sob a luz do Mestre Brown. O grupo musical reinventou as sonoridades do timbau, e a partir dele foram criados também novos instrumentos, como a Bacurinha, Surdos-Virados e Rubber Nose.
POTÊNCIA SOCIAL E PERCUSSIVA
Ao longo de sua carreira, Carlinhos Brown tornou-se um dos artistas mais reconhecidos no universo da música baiana, e um representante da música brasileira na esfera mundial, mas sempre manteve os vínculos com o seu lugar de origem.
Quando começou a carreira, o Candeal era um local repleto de vegetação e isolado da cidade. Foi ali que, depois de consolidar a vida na música, desenvolveu projetos sociais que transformaram o bairro, e atenderam também outras crianças e jovens de outras comunidades de Salvador. Suas principais inspirações sempre foram os ensinamentos dos mais velhos, e as sonoridades e oralidades do Candomblé.
No Candeal, Carlinhos implantou inicialmente o projeto “Tá Rebocado”, de urbanização e saneamento do bairro, que recebeu, em 2002, o Certificado de Melhores Práticas do Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas/UN-Habitat. Em 1994, Brown fundou, também no seu bairro de origem, a Associação Pracatum Ação Social, que beneficia milhares de meninas e meninos carentes da Bahia através da música, oferecendo, ainda, cursos de idiomas, moda, reciclagem, oficinas e escolas. Os projetos têm como parceiros diversas entidades importantes, como os Ministérios da Educação e do Trabalho, e a UNESCO.
Carlinhos também é responsável pela criação do Programa de Pertencimento Ambiental, que por meio de cartilhas educacionais infantis aborda o tema da Educação Ambiental, reconectando o vínculo sentimental do ser humano à natureza – o único no país com esta temática voltado para crianças de 4 e 5 anos. Dentro desse contexto social e educacional tão presente em sua trajetória pessoal e artística, Carlinhos funda em 2018, a Candyall Educativo para envolver-se com mais profundidade nos temas relativos à educação.
Entre os diversos prêmios recebidos em toda carreira, destacam-se um Prêmio Goya, 2 Grammy’s Latinos e 08 indicações, além do troféu entregue em reconhecimento à sua atuação como arte-educador pela ISME – Sociedade Internacional de Educação Musical. Em 2018, foi o primeiro músico intitulado Embaixador Ibero-Americano para a Cultura. Em 2019, recebeu as boas vindas como Embaixador em Montevidéu, em visita ao programa IberCultura Viva. Em 2020, em reconhecimento a toda sua atuação socioeducacional, recebeu o título de Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia.
VANGUARDISTA
Tudo começou com o movimento musical de vanguarda Vai Quem Vem, que funcionou como um laboratório na criação de sons e de novos instrumentos, deixando um legado de mais de 30 ritmos. Do movimento, surgiu os Zárabes, grupo formado por 250 percussionistas que participavam de festas populares como a Lavagem do Bonfim e o 2 de Fevereiro. Os Zárabes faziam uma homenagem à cultura muçulmana, existente nas composições étnicas e culturais da África árabe.
Na Bahia, Carlinhos Brown também foi o primeiro artista a testar um modelo completamente novo, formando uma experiência tripartite de produção para a distribuição das suas músicas: com foco na revitalização rítmica, Carlinhos Brown criou a escola de formação para músicos no Candeal, estúdio para gravação e os espaços culturais Candyall Guetho Square e Museu du Ritmo.
O baiano também compôs uma canção que revolucionou a forma de produção musical e proporcionou uma nova visão sobre a música brasileira. Magalenha (1992) foi gravada pela primeira vez pelo músico brasileiro Sérgio Mendes, com participação de Brown, para o álbum Brasileiro, de 1992. A canção faz parte da trilha sonora do filme Dance With Me (1998).
Cantoras como Elba Ramalho (1993) e Claudia Leitte (2012) regravaram a música, que até hoje segue sendo remixada por DJs do mundo inteiro, ganhando, recentemente, novas versões do próprio Carlinhos e também da cantora Gloria Estefan.
Até a banda de heavy metal Sepultura se interessou pela sonoridade feita pelo músico. O resultado seria o disco Roots (1996), no qual Brown colaborou na produção, nos vocais e ritmização. Até hoje, o disco é considerado um divisor de águas no heavy metal mundial e inspirou bandas como o Slipknot.
O Carnaval de Salvador permaneceu um dos palcos de seus projetos vanguardistas. Na festa, sua participação passa pela formação com os blocos, enquanto músico, e na sequência, como liderança no espaço dado à percussão, até a criação de conteúdos artísticos inovadores, como os Ensaios da Timbalada (Candeal e Fonte do Boi); Trio Mr. Brown (primeiro trio construído em alumínio), iniciando o circuito de atrações nacionais no Carnaval de Salvador.
Outros destaques são o Arrastão da Timbalada, Zárabe, Caetanave, o Apaxes, o icônico trio Saborosa (1974) – o primeiro em formato de garrafa, hoje chamado de Garrafão –, e o Camarote Andante, que nasceu em 2003, da ideia de convidar o público dos camarotes a descer para a rua e se integrar com o folião pipoca, reinventando assim o modelo de coreto andante e trazendo, para o trio, novas formas de sonorização.
No Carnaval de 2014, quando completou 35 anos de carreira sobre os trios elétricos do Carnaval de Salvador, mostrou o entusiasmo de sempre e o poder de realização que o tornou um dos artistas brasileiros mais prestigiados em todo o mundo, com o desenvolvimento do projeto “Afródromo Revitaliza”.
TUDO COMEÇOU A MAIS DE 40 ANOS
A percussão tem um papel fundamental na vida, na trajetória artística e na projeção internacional de Carlinhos Brown e, até hoje, possui um lugar especial no mosaico de aptidões do artista. A vida como músico profissional começou há mais de 40 anos. No ano de 1979, Brown passou a acompanhar Seu Osvaldo Alves da Silva, conhecido como Mestre Pintado do Bongô – líder da percussão do movimento dos chamados Sambões, que reuniam músicos em barracas de festa de largo. Aos 17 anos, Carlinhos tocou com artistas como Batatinha, Mirian Batucada, Firmino de Itapoan, Claudete Macêdo e com a Banda Torna Sol, grupo cover da Banda Beatles.
Nos anos 80, já com a experiência dos Sambões, o artista passou a integrar a bateria dos Apaxes do Tororó, criado em 1970, bloco de inspiração indígena mais antigo do Carnaval de Salvador (foi Brown quem sugeriu, inclusive, a mudança na grafia do nome de “Apaches”, para “Apaxes”, no ano de 1993). Nesta mesma década de 80, foi também compositor e percussionista do bloco-afro Zimbabwe e em 1981 foi convidado pelo guitarrista Arnaldinho para integrar a Mar Revolto, banda baiana de Pop-Rock.
No Carnaval daquele mesmo ano, ao lado de Vicente dos Santos, levou para um trio elétrico, pela primeira vez, timbales de lata, o bongô – do seu Mestre Pintado -, atabaques e outros instrumentos até então nunca utilizados por músicos de trios elétricos. Com isso, deu o passo inicial da mudança da cena percussiva dos trios.
Um ano depois, foi convidado para integrar os estúdios WR, onde aprendeu técnicas de gravação e produção com Wesley Rangel, um dos mais importantes produtores musicais da Bahia, e gravou e compôs sucessos do Axé Music como “Cadê meu coco” (1986), primeiro sucesso de Sarajane, e “Yayá Maravilha”, gravada por Virgílio, considerado por Carlinhos como dono de um timbre de voz que definiu o estilo de canto do Samba Reggae.
Naquele mesmo estúdio, Carlinhos passou a compor, em 1984, a ontológica banda Acordes Verdes, liderada por Luiz Caldas, e que viria a desencadear o nascimento do Axé Music. Compôs, com Jefferson Robson e Luiz Caldas, no mesmo ano, “Visão de Cíclope”, sua primeira música a ser gravada por Luiz Caldas, e primeiro sucesso dele nas rádios baianas – sendo esta então uma das primeiras experiências do samba-reggae.
Antes, entre 1982 e 1985, Brown acompanhou Paulinho Boca de Cantor (em experiência solo fora dos Novos Baianos), Lui Muritiba e Chico Evangelista, além de integrar a revolucionária turma do Vagão, junto a Klaus Rupert, Gini Zambelli, Tony Mola e Ivan Huol. Enquanto participava da consolidação do Axé Music, e sempre na vanguarda, Carlinhos Brown mantinha seus estudos rítmicos e criava letras e melodias inovadoras.
Em 1986, a música “Armando Eu Vou”, composta em parceria com Ricardo Luedi, tornou-se a primeira canção do movimento do Axé Music tocada numa novela, a Cambalacho, da TV Globo, gravada na voz de Cida Moreira. Nesse mesmo ano, Brown bateu um recorde: ganhou o Troféu Caymmi por ter, naquele momento, 26 sucessos tocados nas rádios. Além disso, compôs a música “É Difícil” (1987), gravada pela banda Chiclete com Banana, e que representou um momento de transformação para o uso da percussão lateral do trio.
Carlinhos Brown passou então a integrar a banda de Caetano Veloso como percussionista, durante as turnês “Caetano” (1987) e “Estrangeiro” (1989). Na voz do artista santamarense, teve um dos primeiros grandes sucessos de sua projeção nacional, a composição “Meia Lua Inteira”, e essa parceria consolidou-se como um importante divisor de águas em sua carreira artística.
CARLINHOS BROWN É PURA MÚSICA
Somente em 1996 Carlinhos Brown lançou-se em carreira solo, com o CD Alfagamabetizado (Virgin/EMI-Odeon), que deu partida a uma nova fase como cantor, além de compositor e instrumentista. Hoje, esse mestre criativo é um dos mais respeitados músicos brasileiros, com dezenas de álbuns lançados.
Com mais de 800 canções criadas, e inúmeras inéditas, destaca-se pela quantidade de composições de sua autoria que fizeram sucesso também na voz de grandes outros artistas, a exemplo das canções “Muito obrigada, axé” (gravada por Ivete Sangalo e Maria Bethânia, em 2009), “Selva Branca” (com Vevé Calazans, gravada pelo Chiclete com Banana, em 1988), e E.C.T (gravada por Cássia Eller, em 1994), parceria com Nando Reis e Marisa Monte.
Também fizeram sucesso com músicas de Brown a banda Paralamas do Sucesso, com “Uma brasileira” (1995), Erasmo Carlos, com “Mais um na multidão” (composta por Brown, Erasmo e Marisa Monte, em 2016), Elba Ramalho, com “Remexer” (composta com Luiz Caldas, em 1986) e Daniela Mercury, com “Rapunzel” (1996), e “Maimbê Dandá” (composta por Brown e Mateus Aleluia, em 2004).
Em 2020, ano em que Carlinhos Brown virou até tese de doutorado na Espanha, com sua arte ativista defendida pela artista plástica Durce Coelho, o mestre criativo manteve intensa sua produção, e entre tantas outras conquistas, assinou a Trilha Musical do novo espetáculo da talentosa Deborah Colker, intitulado “Cura”, com estreia prevista para 2021.
DA BAHIA PARA O MUNDO
Depois de participar de turnês com Caetano Veloso, nos discos Caetano (1987) e Estrangeiro (1989), Carlinhos Brown deu os primeiros passos na carreira internacional. Desde os tempos da Timbalada, é figura constante em shows e turnês pela Europa. Em 1992, gravou com os músicos de jazz Wayne Shorter, Herbie Hancock, Bernie Worrell e Henry Threadgill o disco Bahia Black, ainda composto pelo Olodum. Em temporada em Nova York, Brown tocou com Marcus Miller, Bob James, Anthony Jackson, Lee Ritenour e Bill Laswell. Também compôs músicas para artistas cubanos, como Omara Portuondo, para a francesa Vanessa Paradis e para a cantora africana beninense Angélique Kidjo.
Desde sua carreira solo, e das turnês da Timbalada Carlinhos costuma fazer turnês anuais pela Europa. Entre os momentos mais expressivos de sua repercussão internacional, destacam-se os anos de 2004 e 2005, quando realizou carnavais com seu trio elétrico pelas ruas de cidades da Espanha e reuniu, em Madri, um milhão e meio de pessoas. Em 2005, levou o camarote andante para Barcelona, reunindo um público de 600 mil pessoas. No ano seguinte, foi convidado para percorrer seis cidades da Espanha, como Bilbao, Valencia e Barcelona, junto de personalidades como Rafael Nadal e Fernando Alonso, para lançar o Carnaval Movistar.
Em 2008, Brown participou do primeiro carnaval das Ilhas Canárias e da primeira edição do Rock in Rio, em Madri. O sucesso na Espanha é tamanho, que o artista recebeu o título, no país, de “Rei da Espanha”, e o cineasta Fernando Trueba fez o documentário chamado “El Milagro del Candeal”, que mostra os trabalhos do artista com a comunidade do Candeal. A produção ganhou o Prêmio Goya, o mais importante do cinema espanhol, e a relação de Carlinhos com a Espanha, fortaleceu ainda mais os laços do país com o Brasil.
Em 2014, Carlinhos Brown gravou, com Shakira, a música “La La La – Brazil 2014”, sucesso na Copa do Mundo de 2014. Hoje, o artista é considerado um dos artistas brasileiros mais populares do mundo, especialmente na Espanha, França, Itália e Alemanha.
Quinze anos depois de reunir com Marisa Monte e Arnaldo Antunes na criação e lançamento do disco “Tribalistas” (2002), criando com o grupo um novo movimento vanguardista musical, Carlinhos Brown se reuniu novamente com os dois amigos e parceiros musicais para lançar o segundo álbum homônimo, em 2017. No ano seguinte, o trio embarcou na sua primeira turnê, a Tribalistas Tour, reunindo milhares de fãs pelo Brasil, Europa e Estados Unidos.
COMPOSIÇÕES PARA PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS
Por meio do cinema, Brown também levou sua sonoridade para o mundo. Em 2011, o artista co-assinou a trilha sonora da animação infantil “Rio”, da Fox Filmes, em parceria com Sérgio Mendes, Mikael Mutti, John Powell e Siedah Garrett, e chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Canção Original com a canção “Real in Rio”. O filme do diretor brasileiro Carlos Saldanha teve também sua segunda edição, “Rio 2” (2014), que contou com mais seis composições de Carlinhos Brown.
Outros longas-metragens nacionais e internacionais também contaram com músicas compostas por Brown, como “Salsa” (1988), “Navalha na Carne” (1997), “Dance With Me” (1998), “Xuxa e os Duendes” (2001), “Velozes e Furiosos 2” (2002), “O Casamento de Louise” (2002), “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (2003), “O Casamento de Romeu e Julieta” (2005), “Ó Paí, Ó” (2007), “Capitães de Areia” (2011), “Pulse – A Stomp Odyssey” (2002). Também estão nessa lista “Cidade Baixa” (2005), e a série Sex and The city (1998-2004), com a música Aganju (2003), gravada por Bebel Gilberto. Também é de Carlinhos, em parceria com o filho Chico Brown, a música “As Aventuras do Diário de Pilar”, canção de abertura da série Diário de Pilar, lançada em fevereiro de 2020, na Nat Geo Kids. Em 2018, o músico se tornou membro da The Academy (Oscar).
CARLINHOS E AS ARTES VISUAIS
A música e as artes visuais sempre dialogaram na vida Carlinhos Brown, e desde 2003 o artista vem intensificando sua experiência com as tintas e os pincéis. O artista já expôs suas pinturas no foyer do Teatro Castro Alves (TCA) e no foyer do Jornal A Tarde, ambos em Salvador.
Sua primeira exposição oficial, “O Olhar Que Ouve”, foi apresentada na Caixa Cultural de Brasília e também no Palácio do Planalto. Em 2019, fez sua primeira exposição de pinturas fora do Brasil, “La Mirada que Escucha”, no renomado Espacio Fundación Telefónica, em Madri, na Espanha.
Suas obras também compuseram ambientes em edições da Casa Cor São Paulo, Casa Cor Bahia e Casa Cor Rio.
PRÊMIOS, INDICAÇÕES E HOMENAGENS
2020
- Título de Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia, concedido pelo Núcleo de Justiça Restaurativa do 2º Grau do Poder Judiciário da Bahia
- Prêmio Focas, concedido pelo Fórum de Defesa das Crianças e Adolescentes de Salvador (Focas)
- Troféu Você e a Paz, concedido pela Mansão do Caminho do mestre espírita Divaldo Franco
2019
- Prêmio ODS Pacto Global. Iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global. Ações Educativas de Eficiência Energética (Neoenergia) através dos personagens Paxuá e Paramim.
2018
- Título de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura pela SEGIB (Secretaria Geral Ibero-Americana).
- Membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood – OSCAR.
- Troféu Dia de Mandela. Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela. Premiação de personalidades com fundamental importância em ações sociais e de igualdade racial.
- Câmara Espanhola de Comércio no Brasil. Homenageado pelo trabalho social com a Associação Pracatum.
2017
- Prêmio Aberje. Comunicação de programas voltados à sustentabilidade empresarial. “As Aventuras Eletrizantes de Paxuá e Paramim”.
2016
- Troféu JK. O Empreendedor. RIO 2016. Capital Mundial da Vitória.
- Troféu Band Folia.
- Carnaval Itapoan FM. Homenagem Wesley Rangel. Ícone da Produção Cultural e Musical da Bahia.
- Troféu Dodô & Osmar. Melhor Produção de Moda Masculina.
2014
- Comenda do Mérito Cultural, na categoria Júnior.
- Medalha do Mérito do Ministério Público.
- 31st Isme World Conference, em Porto Alegre.
2013
- Premiado com o Lifetime Achievement Award, no Brazilian International Press Awards, nos EUA.
2012
- Indicado ao Oscar 2012 na categoria Melhor Canção Original com “Real in Rio”, do filme Rio, de Carlos Saldanha.
- Indicado ao Annie Awards 2012 na categoria Melhor Trilha Sonora pelas composições no filme Rio, de Carlos Saldanha.
- Premiado pela Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil pela trilha sonora de “Capitães de Areia”.
- Indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Melhor Trilha Sonora pelo filme “Capitães de Areia”, de Cecília Amado.
- Escolhido como um dos Embaixadores da Cidade de Salvador para a Copa do Mundo.
- Convidado especial da International Arts Education Weeks – UNESCO – Paris.
2011
- Indicado ao Grammy Latino nas categorias gerais de melhor álbum de cantor-compositor e melhor engenharia de gravação, ambas com o álbum “Diminuto”.
2008
- Troféu Axé de Turismo – Bahiatursa – Artista que mais divulgou a Bahia internacionalmente durante o ano.
2007
- Prêmio 12 Meses 12 Causas Telecinco (Espanha) – Melhor Trajetória Solidária – Carlinhos Brown.
- 8º Grammy Latino – Indicação por Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasil – “A Gente Ainda Não Sonhou”.
- Troféu Castro Alves – Melhores do Carnaval 2007 – Carlinhos Brown.
- Prêmio Caixa Econômica Federal – Trabalho Social – Carlinhos Brown. 2006
- Troféu Dodô & Osmar – Prêmio Especial: Carnanegócio – Destaque Empresarial.
- 7º Grammy Latino (EUA) – Melhor Música Pop – “O Bonde do Dom”. 2005
- Prêmio Goya (Academia de las Artes y Ciencias Cinematograficas de España) – Melhor Canção Original (“Zambie Mameto”) – no filme El Milagro de Candeal – Carlinhos Brown.
2004
- Medalha Tomé de Souza (Câmara Municipal de Salvador) – pela contribuição à cultura musical da Bahia e do Brasil – Carlinhos Brown
- Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura) – pelos serviços prestados à cultura brasileira – Associação Pracatum Ação Social
- Nomeado “Mensageiro da Verdade” – ONU-Habitat/Fórum Urbano Mundial – Carlinhos Brown.
- 5º Grammy Latino (EUA) – Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro – “Carlito Marrón”.
- Disco de Ouro – BMG Spain – “Carlito Marrón”.
- Troféu Dodô e Osmar – Melhor Música Carnaval 2004 – “Maimbê Dandá”.
2003
- Prêmio de Cooperación Internacional Caja Granada – Por seu trabalho social – Carlinhos Brown.
- Prêmio Amigo (Espanha) – Artista Revelação Latino – Carlinhos Brown.
- Prêmio Amigo (Espanha) – Melhor Álbum Latino – “Tribalistas”.
- Prince Claus Awards (Holanda) – Por seu trabalho artístico e social – Carlinhos Brown.
- Prêmio Ondas (Espanha) – Melhor Artista ou Grupo Latino – “Tribalistas”.
- 4º Grammy Latino (EUA) – Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro – “Tribalistas”.
- FestivalBar (Itália) – Melhor Artista Internacional – “Tribalistas”.
- Disco de Platina – Emi Music Brasil – “Tribalistas”.
- Disco Triplo de Platina – Virgin Music Italy – “Tribalistas”.
- Prêmio Austregésilo de Athayde – Melhor CD – “Tribalistas”.
- Prêmio Multishow – Melhor CD, Melhor DVD Musical, Melhor Música (“Já Sei Namorar”) – “Tribalistas”.
- Prêmio TIM – Melhor Grupo – “Tribalistas”.
- XII Troféu Dodô e Osmar – Melhor Música do Carnaval 2003 – “Dandalunda”.
2002
- Prêmio UNESCO – Categoria Juventude, pelo trabalho da Associação Pracatum Ação Social.
- Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) – Categoria Melhor Disco – “Tribalistas”.
- Certificado de “Best Practice” (Melhores Práticas) do Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas/UN-Habitat, conferido ao programa de urbanização e habitação Tá Rebocado, da Associação Pracatum Ação Social.
2000
- 2º Grammy Latino – Indicação por Melhor Canção Brasileira – “Amor I Love You”.
1999
- Prêmio CNN-TIME – Líderes Latinoamericanos para el Nuevo Milenio – Carlinhos Brown.
1998
- Prêmio Multishow – Melhor Instrumentista – Carlinhos Brown
1997
- Prêmio Multishow – Melhor Cantor – Carlinhos Brown.
- Disco de Ouro – Emi Music Brasil – “Alfagamabetizado”
1996
- Trophée RFI/SACEM.
- Prêmio Sharp de Música – Categoria Regional – CD “Mineral” – Timbalada.
1993
- Revista Billboard / Melhor CD da América Latina – CD “Timbalada”
1985
- Troféu Caymmi – por ter 26 músicas sendo tocadas nas rádios.
DISCOGRAFIA
Álbuns e DVDs Solo
2020 – “Paxuá e Paramim em: A floresta dos rios voadores”
2020 – “Umbalista”
2020 – Axé Inventions (Àjààlà)
2019 – Relançamento “Omelete Man”
2017 – “Semelhantes”
2016 – “ARTEFIREACCUA – Incinerando o Inferno”
2014 – “Sarau Du Brown – Ritual Beat System”
2014 – “VIBRAAASIL Beat Celebration”
2014 – “Marabô”
2012 – “Mixturada Brasileira”
2010 – “Diminuto” e “Adobró”
2007 – “A Gente Ainda Não Sonhou”
2006 – DVD “Carlinhos Brown Ao Vivo no Festival de Verão Salvador 2006”
2005 – “Candombless”
2004 – “Candyall Beat”
2004 – DVD “Inside Carlito Marrón”
2004 – “O Milagre do Candeal”
2003 – “Carlito Marrón”
2001 – “Bahia do Mundo – Mito e Verdade” 1998 – “Omelete Man”
1996 – “Alfagamabetizado”
Álbuns da Timbalada
2008 – Timbalada Ao Vivo
2002 – Motumbá Bless
2001 – Timbalismo
1998 – Vamos dar a volta no Guetho
1997 – Mãe do Samba
1996 – Mineral
1995 – Cada Cabeça é um Mundo
1995 – Andei Road
1993 – Timbalada
Trabalhos Coletivos
2019 – DVD e CD “Tribalistas Ao Vivo” – Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte.
2017 – DVD e CD “Tribalistas” – Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte.
2004 – CD Candyall Beat – Carlinhos Brown e DJ Dero.
2002 – DVD e CD “Tribalistas” – Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte.
1995 – “Brasileiro” – Sérgio Mendes – cinco das 12 faixas do CD são composições de Carlinhos Brown.
1992 – “Bahia Black – Ritual Beating System” – Vários artistas com produção de Bill Laswell.
The First Brazilian musician to become a member of the Academy of Motion Pictures Arts and Sciences (Oscars™) and to receive the titles of Ibero-American Cultural Ambassador and Ambassador of Bahia’s Restorative Justice – the singer, the composer, the arranger, The Voice Brazil’s and The Voice Kid’s Coach and visual artist, the intuitive and gestural esthete Carlinhos Brown constitutes his role as a consecrated musical, social and percussive and exuberant performanmer.
A GREAT MOVEMENT MAN
Born in 1962 as Antonio Carlos Santos de Freitas in the community of Candeal Pequeno de Brotas – an African Quilombo resistance community planted in Salvador of Bahia’s heart – Brown has promoted throughout his career several rhythmic revitalizations developing rich and significant connections with his ancestral roots.
Acknowledged as one of Brazilian Cultures most creative and innovative artists from, the musician lives in constant search of new sonorous experimentations. On his youth as a musician, Brown would be responsible for most of the musical revolution. Since then, he has directly took part of first musical arrangements that originated Axé Music and Samba-Reggae composing hundreds of musical hits and achieving the mark of over 800 registered songs and more than a thousand recordings and musical databases around the world.
At the same Candeal Pequeno de Brotas he was born, Carlinhos has created invigorating artistic content for the Brazilian Pop scene that has reverberated throughout the world such as Timbalada – a live percussive movement born in the early 90’s that has potentialized talents and continues in constant transformation under Brown’s regency. The musical group has reinvented the timbau’s sonority and several other musical instruments were created – such as the Bacurinha, Surdos-Virados and Rubber Nose.
SOCIAL AND PERCUSSIVE POWER
Throughout his career Carlinhos Brown has become one of the most acknowledged musical artist from Bahia and a worldwide representative of the Brazilian music, always maintaining a bond with his home state and city.
In the beginning of his career, the Candeal was an overgrown wood isolated from the city. After Brown’s musical career consolidation, he developed several social projects that transformed the neighborhood and has attended children and youngsters of other communities in Salvador. From The percepts from the eldest and Candomblé’s sonority and orality has always been his main musical inspirations.
On 2002 Carlinhos Brown received the UN-Habitat Best Practice of a Human Settlement Program Certificate for the “Tá Rebocado” Project – an urbanization and sanitation project for Candeal Pequeno de Brotas. On 1994 Brown also established in his neighborhood the Pracatum Social Action Association that has already benefited thousands of children in Bahia throughout music also offering several other courses; such as languages, fashion, recycling and educational workshops. Several important entities like the Brazilian Labor and Education Ministries and UNESCO are Pracatum’s social partners.
Brown has also created the Environmental Belonging Project, that approaches the Environmental Educational theme through infant educational honor books – bonding the child with the nature. Brazil is the only country where this thematic is directed to children with ages from 4 and 5 years old. Inside this social and educational context so present in Brown’s personal and professional trajectory, in 2018 he launches Candyall Educational to get even more involved in themes regarding education.
Among the several awards received through his career, the artist has accomplished a Goya Award, two Latin Grammy Awards with eight Latin Grammy nominations besides the one delivered in recognition to his actuation as an art educator by the International Society of Musical Education – ISME. On 2018 was the first musician to become an Ibero-American Cultural Ambassador where he received a warm welcome in Montevideo / Uruguay in 2019 while visiting the program IberCultura Viva. On 2020 as recognition for his social educational actuation, he received the title Ambassador of Bahia’s Restorative Justice.
AVANT-GARD
It all began with the avant-gard musical movement Vai Quem Vem that worked as a laboratory on the creation of sounds and instruments – leaving more than 30 rhythms as a legacy. From that movement the Zárabes emerged. A group with more than 250 percussionists that were part of popular local festivities such as Bonfim Church Festivities and Yemanjá celebrations on February 2nd. The Zárabes honored the Muslim culture part to the cultural and ethnics compositions of the Arabic Africa.
Carlinhos was the first artist from Bahia to test a new business model, forming a tripartite production experience for the distribution of his own music: focused on rhythmic revitalization Brown created musical school in Candeal, a recording studio and Museu du Ritmo (Rhythm Museum) and Candyall Guetho Square cultural spaces.
On 1992, he wrote a song that revolutionized the musical production process and provided a new view over the Brazilian Music. Magalenha was first recorded by the worldwide-acknowledged musician Sérgio Mendes for the album Brasileiro which also has Brown’s participation. The same song was part of the movie Dance With Me (1998) soundtrack.
Artists like Elba Ramalho (1993) and Claudia Leitte (2012) also recorded the song that still is worldwide remixed by DJs and Producers and was also recently recorded by Brown himself and Gloria Stephan (2020).
The heavy metal band Sepultura also was caught by the musician’s sonority. The result was the album Roots (1992) in which Brown collaborated as a musical producer, vocals and rhythmicization. Untill the present day the album is considered as a marc in the heavy metal culture and has inspired bands like Slipknot.
Salvador’s Carnival has always been the stage for his avant-garde projects. Brown’s participation on the festivity takes part in bands as a musician and later with his leadership on the space given to percussion and at the creation of innovative artistic contents such as the Timbalada’s Summer Concert and Mr. Brown Trio Elétrico (first equipment constructed in aluminum) beginning the circuit of national Brazilian artists on Salvador’s carnival.
Other artistic contents are: Timbalada’s Carnival Parade, Zárabes, Caetanave, The Apaxes, the historical Trio Saborosa (1974) – the first one in the shape of a bottle currently called Garrafão (Big Bottle) – and Camarote Andante that was launched in 2003 with the ideal of inviting the public from the private carnival booths and balconies to the streets joining the ones that are already there. With the Camarote Andante Brown also brought to the Trio Elétrico new sound systems.
For his 35th Carnival Anniversary (2014) Brown showed his usual enthusiasm and the accomplishment strength that made him one of the most prestigious Brazillian artist on the world with the development of the “Afródromo Revitaliza” project.
IT ALL BEGAN MORE THAN 40 YEARS AGO
The percussion has a fundamental role in Brown’s life, artistic trajectory and international projection – and until the present days stands in a special place in the artist’s skills mosaic. The life as a professional musician began over 40 years ago. On 1979 Brown started to follow Mr. Osvaldo Alves da Silva, a.k.a Mestre Pintado do Bongô – a musical percussion leader at the local samba groups that gathered several musicians on the neighborhood religious festivities. At the age of 17 Carlinhos was preforming with acknowledged artists like Batatinha, Mirian Batucada, Firmino de Itapoan, Claudete Macêdo and with the band Tornal Sol (a local Beatles cover group).
On the 80’s, already with the samba groups experience, the artist becomes a part of the Apaxes do Tororó percussion team. Originated on 1970 the group is the oldest Indian inspired carnival cultural groups. Brown was the onte that in 1993 suggested the spelling change from “Apaches” to “Apaxes”. On 1980 Brown was composer and percussionist of the African carnival group Zimbabwe and in the following year was invited by the guitar player Arnaldinho to be a part of Mar Revolto – a Pop Rock local band.
On the following carnival, with Vicente dos Santos, Brown brought for the first time the tin timbau, the bongo – from his Mestre Pintado – atabaques and other instruments never before used by musicians on Trio Elétricos, shifting the percussive scene of concerts in carnivals and other festivities.
On the following year, Brown was invited to be a part of WR Studios where he learned recording and production techniques with Wesley Rangel – one of the most important musical producers from Bahia. There he recorded and composed some of Axé Music’s first musical hits like: “Cadê Meu Coco” performed by Sarajane and “Yayá Maravilha” recorded by Virgílio – whom Brown considers the owner of the timber that defined Samba Reggae.
At this same studio Carlinhos starte to write his songs. On 1984 the anthological band Acordes Verdes – leaded by Luiz Caldas – would trigger Axé Music’s birth. On the same year composed “Visão do Cíclope” with Jefferson Robson and Luiz Caldas. It was Luiz’s first radio broadcasted musical hit and one of the first Samba Reggae’s experiences.
Between 1982 and 1985, Brown preformed with Paulinho Boca de Cantor (nationally acknowledge for the “Novos Baianos”), Lui Muritiba and Chico Evangelista. He also was part of the Vagão musical group with Klaus Rupert, Gini Zambello, Tony Mola and Ivan Huol. While being part of Axé Music’s consolidation, and always at forefront, Carlinhos kept his rhythmic studies and created innovative lyrics and melodies.
On 1986 the song “Armando Eu Vou” cowritten with Ricardo Luedi and recorded by Cida Moreira became the first Axé Music song to be included in a national soap opera – Cambalacho / Globo TV. In the same year Brown broke a record and received a Caymmi Award for having at that time 26 songs simultaneously played on Radio Stations. He also wrote “É Difícil” (1987) recorded by Chiclete com Banana band which represented a transformation moment for the use of percussion on the Trio Elétrico sides.
Between 1987 and 1989 Brown was part of Caetano Veloso’s band as a percussionist. Caetano recorded “Meia Lua Inteira”, one of Brown’s first national achievements. This partnership was an important symbol at his artistic career.
CARLINHOS BROWN IS PURE MUSIC
It was only on 1996 when Carlinhos Brown was launched as a solo preforming artist. With Alfagamabetizado (Virgin / EMI-Odeon) began a new phase as a singer along with his work as a percussionist and song writer. Nowadays, this creative master is one of the most respected Brazilian musicians with several released albums.
With more than 800 written songs, and several yet unpublished, Brown stands out for the amount of songs that were major hits on the voices of other artists such as “Muito Obrigado Axé” (recorded by Ivete Sangalo and Maria Bethânia in 2009), “Selva Branca” written with Vevé Calazans (recorded by Chiclete com Banana in 1988) and “ECT” (recorded by Cássia Eller in 1994) written with Marisa Monte and Nando Reis.
Other musical achievements with Brown’s songs are: Paralamas do Sucesso with “Uma Brasileira” (1995), Erasmo Carlos with “Mais Um Na Multidão” (2016) written with Erasmo and Marisa Monte in 2016), Elba Ramalho with “Remexer” (co-written with Luiz Caldas in 1986) and Daniela Mercury with “Rapunzel” (1996) and “Maimbê Dandá” (written with Matheus Aleluia in 2014).
On 2020, the year where Brown became a doctorate theses in Spain with his activist art defended by the visual artist Durce Coelho, the creative master maintained his intense productions and among other achievements composed the Original Score and Soundtrack of Deborah Colcker’s new dance spectacle “Cura” premiering on 2021.
FROM BAHIA TO THE WORLD
After being a part of Caetano Veloso’s tours, Brown gave his first steps on his international career. Since Timbalada he’s present at the concerts and European tours. On 1992 he recorded the Album Bahia Black with the Jazz musicians Wayne Shorter, Herbie Hankcock, Bernie Worrell and Henry Theradgill and the participation of Olodum. During a season in New York Brown played with Marcus Miller, Bob James, Anthony Jackson, Lee Ritenour and Bill Laswell. He also composed songs several international artists like: Cuban singer Omara Portuondo, French artist Vanessa Paradis and the Beninese artist Angélique Kidjo.
Carlinhos is used to have annual European Tours. Not only as a solo artist but also as part of Timbalada’s tours. Among the most expressive moments of his international repercussion we can stand out the years of 2004 and 2005, when he accomplished carnival concerts and parades with a Trio Elétrico throughout the streets of several Spanish cities. In Madrid, Brown gathered over one million and five hundred thousand people. On 2005 the took the Camarote Andante Trio Elétrico to Barcelona gathering six hundred thousand people. On the following year Brown was invited to tour on six cities in Spain such as Bilbao, Valencia and Barcelona with personalities like Rafael Nadal and Fernando Alonso, to release the Movistar Carnival.
On 2008 Brown was part of the Carnival of the Canary Islands and the first edition of the Rock in Rio Madrid. His achievements in Spain are so huge that he has received the title of “King of Spain” and the film-maker Fernando Trueba produced and directed the Documentary “El Milagro del Candeal” that features the artist’s work the community of Candeal Pequeno de Brotas. The featured documentary received a Goya Award – Spanish Art’s most important award – and the relationship between Brown and Spain just grew.
On 2014 Brown was invited by Shakira to record the song La La La – Brazil 2014. Brown is currently considered as one of the most popular Brazilian artists of the world, especially in Spain, France and Germany.
Fifteen years after partnering with Marisa Monte and Arnaldo Antunes for the making and releases of “Tribalistas” 2002, creating a new musical avant-garde movement, Brown has reunited to release a second album also called “Tribalistas”. On the following year their first tour gathered thousands of fans in Brazil, Europe and United States.
COMPOSITIONS FOR CINEMA
Brown also carried his sonority to the world through motion pictures. On 2011 the artist cosigned with Ségrio Medes, Mikael Mutti, John Powell and Siedah Garret, the Original Soundtrack of Fox’s animated feature film “Rio”. He was nominated for an Academy Award for Best Original Song for “Real in Rio” cowritten by John Powell and Sideah Garett. The movie’s sequel “Rio 2” directed by Carlos Saldanha, also had six songs composed by Carlinhos Brown.
Other national and international motion pictures also had songs written by Brown, such as: “Salsa” (1988), “Navalha na Carne” (1997), “Dance With Me” (1998), “Xuxa e os Duendes” (2001), “2 Fast and 2 Furious” (2002), “O Casamento de Louise” (2002), “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (2003), “O Casamento de Romeu e Julieta” (2005), “Ó Paí, Ó” (2007), “Capitães de Areia” (2011), “Pulse – A Stomp Odyssey” (2002). Are also on this list “Cidade Baixa” (2005), and the HBO TV Series “Sex And The City” (1998-2004) with the song “Aganju” (2003) recorded by Bebel Gilberto. Written with his son Chico Brown the song “As Aventuras do Diario de Pilar” theme song of the “Diário de Pilar” TV series, released by Nat Geo Kids. On 2018 the musician become member of the Academy of Motion Pictures Arts and Sciences (Oscars™).
CARLINHOS AND THE VISUAL ARTS
Music and visual arts always have dialogued in Carlinhos’ life. Since 2003 the artist has intensified his experience with the paint and the brushes. He has already exposed his paintings at the Castro Alves Theater’s and A Tarde Newspaper’s foyers, both in Salvador.
His first official exhibition “Olhar Que Ouve” was presented at Brasilia’s Caixa Cultural and also at “Palácio do Planalto” – Brazil’s presidential office. On 2019 he had his first international exhibition “La Mirada Que Escucha” at the reputed Espacio Fundación Telefónica in Madrid / Spain.
His artwork has also been part of architectural exhibitions like Casa Cor São Paulo, Bahia and Rio de Janeiro.
AWARDS, NOMINATIONS AND HOMAGES
2020
- Ambassador of Bahia’s Restorative Justice – Title conceived by the 2nd Restorative Justice Center of Bahia’s Judicial 2nd Degree Power.
- Focas Award, granted by the Children and Adolescents Defensce Forum.
- Você e a Paz Award, granted by the Divaldo’s Franco Mansão do Caminho
2019
- ODS Global Pact Award. Brazil’s Network Global Pact Initiative. Neoenergia Group Energy Efficiency Action through the “Paxuá e Paramim” Characters.
2018
- Ibero-American Cultural Ambassador Title by SEGIG- Secretaria Geral de Ibero- Americana (Ibero-Amerircan Genreal Secretariat).
- Member of theAcademy of Motion Pictures Arts and Sciences (Oscars™)
- Mandela Day Award. Nelson Mandela Cultural and Black Consciousness. Award given to personalities with fundamental importance in social and racial equality actions.
- Brazilian Spanish Commerce Chamber. Honored by the Pracatum’s social work.
2017
- ABERJE Award. Communication of programs aiming corporate sustainability. The Electrifying Adventures of Paxuá and Paramim.
2016
- JK Award. The Entrepreneur. Rio 2016. World Capital of Victory.
- Band Folia Award.
- Itapoan FM Carnival. Wesley Rangel Tribute. Bahia’s Cultural and Musical Production Icon.
- Dodo & Osmar Award. Best Male Fashion Production.
2014
- Cultural Merit Commendation – Junior Category.
- Public Ministry Merit Medal.
- 31st Isme World Conference, in Porto Alegre.
2013
- Lifetime Achievement Award at the Brazilian International Press Awards (USA)
2012
- Nominated for an Academy Award for Best Original Song with “Real In Rio”, from the animated motion Picture “Rio” directed by Carlos Saldanha.
- Nominated for the 2012 Annie Awards on the Best Original Score category for Carlos Saldanha’s Rio Animated Film.
- Awarded by Brazil’s Foreign Press Correspondants Association for the “Capitães da Areia’s”.
- Nominated for the Brazilian Cinema Grand Prize on the Best Soundtrack category for Cecilia Amado’s “Capitães de Areia”.
- Chosen as one of Salvador’s City Ambassador for the 2014 World Cup.
- Special Guest at the UNESCO International Arts Education Week in Paris.
2011
- 12th Latin Grammy Awards – Nominated for the categories Best Singer Composer Album and Best Sound Engineering for the album “Diminuto”.
2008
- Trophy Tourism Axé – Bahiatursa – The artist that has mostly internationally publicized Bahia during the year.
2007
- 12 Months 12 Causes Telecinco Awards (Spain) – Best Solidarity Trajectory – Carlinhos Brown.
- 8th Latin Grammy Awards – Nominated for the Best Contemporary Pop Album Category – “A Gente Ainda Não Sonhou”.
- Castro Alves Award – 2007 Carnival Bests – Carlinhos Brown.
- Caixa Econômica Federal Award – Achievements for Social Work.
2006
- Dodô & Osmar Award – Special Award – Business Achievements.
- 7th Latin Grammy Awards – Nominated for the Best Pop Song Category – “O Bonde do Dom”.
2005
- Goya Award – Academia de las Artes y Ciencias Cinematograficas de España – Best Original Song for “Zambie Mameto” for the documentary “El Milagro del Candeal”.
2004
- Tomé de Sousa Medal (Salvador’s Municial Chamber) – for contribution to Brazil’s and Bahia’s musicial culture – Carlinhos Brown.
- Order of Cultural Merit (Brazil’s Culture Ministery) – for services provided to the Brazilian culture – Pracatum Social Action Association.
- Designated as Messenger of the Truth – UN-Habitat / World Urban Forum – Carlinhos Brown.
- 5th Latin Grammy Award – Winner at the Best Brazilian Contemporary Album Category – “Carlinhos Brown é Carlito Marrón”
- Golden Record – BMG Spain – “Carlinhos Brown é Carlito Marrón”
- Dodô & Osmar Award – 204 Carnival’s Best Song – “Maimbê Dandá”
2003
- Cooperación Internacional Caja Granada Award – For his social work – Carlinhos Brown.
- Amigo Award (Spain) – Latin Best New Artist – Carlinhos Brown.
- Amigo Award (Spain) – Best Latin Album – “Tribalistas”.
- Prince Claus Awards (Netherland) – For his artistic and social work – Carlinhos Brown.
- Ondas Award (Spain) – Best Brazilian Contemporary Album – “Tribalistas”.
- 4th Latin Grammy Award – Best Contemporary Pop Brazillian Album – “Tribalistas”.
- FestivalBar (Italy) – Best International Artist – “Tribalistas”
- Platinum Record – EMI Music Brasil – “Tribalistas”.
- Triple Platinum Record – Virgin Music Italy – “Tribalistas”.
- Austregésilo de Athayde Award – Best Album – “Tribalistas”.
- Multishow Award – Best Album, Best Musical DVD, Best Song (“Já Sei Namorar”) – “Tribalistas”
- TIM Award – Best Group – “Tribalistas”
- 12th Dodô & Osmar Award – 2003 Carnival’s Best Song – “Dandalunda”.
2002
- UNESCO Award – Youth Category, for his work with PRACATUM.
- APCA Award (São Paulo’s Art Critics Association) – Best Album Category – “Tribalistas”.
- UN-Habitat Best Practice of a Human Settlement Program Certificate for the “Tá Rebocado” Project – an urbanization and sanitation project for Candeal Pequeno de Brotas.
2000
- 2nd Latin Grammy Award – Nominee for Best Brazilian Song Category – “Amor I Love You”
1999
- CNN-TIME Award – Latin American Leaders for the New Millenium -– Carlinhos Brown.
1998
- Multishow Award – Melhor Instrumentalist – Carlinhos Brown.
1997
- Prêmio Multishow Award – Best Singer – Carlinhos Brown.
- Golden Record – EMI Music Brasil – “Alfagamabetizado”.
1996
- Trophée RFI/SACEM.
- Sharp Musical Award – Regional Category – CD “Mineral” – Timbalada.
1993
- Billboard Magazine / Best Album in Latin America – CD “Timbalada”.
1985
- Caymmi Award – for having 26 songs simultaneously being played on Salvador’s Radio Stations.
DISCOGRAPHY
Solo Albums and DVD’s
2020 – “Paxuá e Paramim em: A floresta dos rios voadores”
2020 – “Umbalista”
2020 – Axé Inventions (Àjààlà)
2019 – Digita Release of 1998’s “Omelete Man”
2017 – “Semelhantes”
2016 – “ARTEFIREACCUA – Incinerando o Inferno”
2014 – “Sarau Du Brown – Ritual Beat System”
2014 – “VIBRAAASIL Beats Celebration”
2014 – “Marabô”
2012 – “Mixturada Brasileira”
2010 – “Diminuto” and “Adobró”
2007 – “A Gente Ainda Não Sonhou”
2006 – DVD “Carlinhos Brown Live at Festival de Verão Salvador 2006”
2005 – “Candombless”
2004 – “Candyall Beat”
2004 – DVD “Inside Carlito Marrón”
2004 – “O Milagre do Candeal”
2003 – “Carlinhos Brown és Carlito Marrón”
2001 – “Bahia do Mundo – Mito e Verdade”
1998 – “Omelete Man”
1996 – “Alfagamabetizado”
Timbalada’s Albums
2019 – EP Voltamos para Casa
2017 – Timbalada Séc XXI
2014 – Carlinhos Brown Apresenta – Timbalada da Macota
2008 – Timbalada Ao Vivo
2004 – Serviço de Animação Popular
2002 – Motumbá Bless
2001 – Timbalismo
1998 – Vamos dar a volta no Guetho
1997 – Mãe de Samba
1996 – Mineral
1995 – Cada Cabeça é um Mundo
1995 – Andei Road
1993 – Timbalada
Trabalhos Coletivos
2019 – DVD and CD “Tribalistas Ao Vivo” – Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown and Marisa Monte.
2017 – DVD and CD “Tribalistas” – Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown and Marisa Monte.
2004 – CD Candyall Beat – Carlinhos Brown and DJ Dero.
2002 – DVD and CD “Tribalistas” – Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown and Marisa Monte.
1995 – “Brasileiro” – Sérgio Mendes – five of the twelthe songs are Carlinhos Brown’s compositions.
1992 – “Bahia Black – Ritual Beating System” – Several artists with Musical Production by de Bill Laswell.
Carlinhos Brown fue el primer músico en formar parte de la Academia del Oscar y a recibir los títulos de Embajador Iberoamericano de la Cultura y Embajador de Justicia Restaurativa de Bahía. Cantautor, arreglador musical, multiinstrumentista, técnico de The Voice Brasil, The Voice Kids y artista visual, el esteta intuitivo y gestual Carlinhos Brown, ha logrado construir una trayectoria consagrada por su actuación musical, social, percusiva y por la belleza de sus actuaciones.
GRAN HOMBRE DE MOVIMIENTO
Nacido en 1962 con el nombre de Antonio Carlos Santos de Freitas en la comunidad del Candeal Pequeño de Brotas, un quilombo de resistencia africana en el corazón de la ciudad de Salvador de Bahía, Carlinhos Brown promocionó a lo largo de su carrera, diversas revitalizaciones rítmicas, desarrollando ricas y significativas conexiones con sus raíces ancestrales.
Reconocido como uno de los artistas más creativos e innovadores de la cultura brasileña, vive continuamente en búsqueda de nuevas experimentaciones sonoras. En la juventud se convertiría en el responsable por la mayor parte de las revoluciones musicales de su época.
A partir de eso, hizo parte directamente de los primeros arreglos que dieron origen al Axé Music y al Samba Reggae, haciendo centenares de composiciones exitosas, contabilizando más de 800 canciones registradas y más de mil grabaciones registradas en el banco de datos Ecad.
En el mismo barrio de Candeal Pequeño de Brotas, donde nació, creó contenidos artísticos llenos de vigor para el escenario de la música pop brasileña con gran repercusión por el mundo como, por ejemplo, la Timbalada, movimiento percusivo vivo que potencializa talentos, creado en principios de los años 90 y que sigue en constante transformación bajo la luz del maestro Brown. El grupo musical cambió las sonoridades del timbal y a partir de ellos se crearon también nuevos instrumentos como la Bacurinha, Surdos-Virados y el Rubber Noise.
POTENCIA SOCIAL Y PERCUSIVA
A lo largo de su carrera, Carlinhos Brown se ha convertido en uno de los artistas más reconocidos en el universo de la música bahiana, un representante de la música brasileña a nivel mundial, pero siempre manteniendo vínculos con sus orígenes.
Cuando empezó su carrera musical, el Candeal era un lugar lleno de vegetación y aislado de la ciudad. Fue allí donde después de consolidar su vida en la música ha podido desarrollar proyectos sociales que cambiaron el barrio. Fue posible atender también a otros niños y jóvenes de otras comunidades de Salvador. Sus principales inspiraciones siempre fueron las enseñanzas de los mayores y las sonoridades y simbologías del Candomblé.
En el Candeal, Carlinhos Brown implantó inicialmente el proyecto “Tá Rebocado”, de urbanización y sanidad del barrio que recibió en 2002 el Certificado de Mejores Prácticas del Programa de Asentamientos Humanos de las Naciones Unidas/UN- Habitat. En 1994, Brown fundó también en su barrio, la Asociación Pracatum Ação Social, que beneficia a millares de niñas y niños sin recursos de Bahía con enfoque en la música. Allí se ofrecen cursos de idiomas, moda, reciclaje, talleres y clases. Los proyectos tienen como colaboradores diversas entidades importantes como los Ministerios de la Educación y del Trabajo y la UNESCO.
Carlinhos también es responsable por la creación del Programa de Pertenencia Ambiental que por medio de guías infantiles trata del tema de la Educación Ambiental reconectando el vínculo sentimental del hombre con la naturaleza. Se trata del único en el país con esta temática y dirigido a niños de 4 y 5 años. En este contexto social y educacional tan presente en su trayectoria personal y artística, Carlinhos crea en 2018, el Candyall Educativo para involucrarse aún más en los temas relacionados a la educación.
De los diversos premios recibidos en toda su carrera, se destacan un Premio Goya, dos Grammy’s Latinos y ocho indicaciones, además del trofeo en reconocimiento a su actuación como arte educador por la ISME – International Society for Music Education. En 2018 fue el primer músico con título de Embajador Ibero Americano de la Cultura. En 2019, recibió la bienvenida como Embajador de Montevideo, en visita al Programa IberCultura Viva. En 2020 en reconocimiento a toda su actuación socio-educacional, ganó el título de Embajador de la Justicia Restaurativa de Bahía.
Vanguardista
Todo empezó con el movimiento musical de vanguardia “Vai quem Vem”, que funcionó como un taller de creación de sonidos y de nuevos instrumentos dejando un legado de 30 ritmos. De ello, han salido los Zárabes, grupo de 250 percusionistas que participaban de fiestas populares como el Lavagem do Bonfim y la fiesta del 2 de febrero. Los Zárabes hacían un homenaje a la cultura musulmana que está presente en las composiciones étnicas y culturales de la África árabe.
En Bahía, Carlinhos Brown también fue el primer artista en probar un modelo completamente nuevo, formando una experiencia de tres partes de producción para la distribución de sus músicas. Con enfoque en la revitalización rítmica, creó la escuela de formación de músicos en el Candeal, estudio de grabación y espacios culturales Candyall Guetho Square y el Museo du Ritmo.
El bahiano también compuso una canción que revolucionó la forma de producción musical y promovió una nueva visión sobre la música brasileña. “Magalenha” (1992) fue grabada por primera vez por el músico brasileño Sérgio Mendes, con la participación de Brown para el álbum “Brasileiro” de 1992. La canción es parte de la banda sonora de la película “Dance With Me” (1998).
Cantantes como Elba Ramalho (1993) y Claudia Leitte (2012) grabaron de nuevo la canción que hasta hoy sigue teniendo remixes por parte de DJ ‘s de todo el mundo. Ha ganado nuevas versiones del propio Carlinhos y también de Gloria Estefan.
También el grupo heavy metal Sepultura se interesó por la sonoridad de Carlinhos, resultando en el disco “Roots” (1996), con lo cual Brown estuvo involucrado en la producción, en los vocales y creación de ritmos. Hasta hoy el disco se considera un referente en el heavy metal mundial y ha inspirado grupos como Slipknot.
El Carnaval de Salvador es uno de los escenarios de sus proyectos vanguardistas. En la fiesta, su participación va desde la formación de los blocos de Carnaval, como músico y en la secuencia como líder en el espacio dado a la percusión, hasta la creación de contenidos artísticos innovadores. Un ejemplo son los ensayos de la Timbalada (que ocurría en el Candeal y en la Fonte do Boi), Trio Mr. Brown (primero construido en aluminio), que inician la programación de atracciones nacionales del Carnaval de Salvador.
Se destaca también el Arrastão da Timbalada, Zárabe, Caetanave, Apaxes, el icónico trio Saborosa (1974) el primero en formato de botella, hoy llamado de Garrafão, y el Camarote Andante, que fue creado en 2003, a partir de la idea de invitar al público de los camarotes a bajar a las calles e integrarse como un participante más, cambiando el modelo de quiosco en movimiento y llevando para el trío nuevas formas de sonoridad.
En el Carnaval de 2014 cuando cumplió 35 años de carrera en los tríos eléctricos del Carnaval de Salvador, Carlinhos demostró el entusiasmo de siempre y la capacidad de realizar que le puso como uno de los artistas brasileños más importantes en todo el mundo, con el desarrollo del proyecto “Afródromo Revitaliza”
TODO EMPEZÓ HACE MÁS DE 40 AÑOS
La percusión tiene un rol fundamental en la vida, trayectoria artística y en la proyección internacional de Carlinhos Brown, teniendo un lugar especial en el mosaico de aptitudes del artista. Su vida como músico profesional empezó hace más de 40 años.
En 1979, Brown pasó a acompañar al Sr. Osvaldo Alves Silva, conocido como Maestro Pintado do Bongô, líder de percusión del movimiento de lo que se llama Sambões, que reunía músicos en carpas de fiestas públicas. A los 17 años, Carlinhos tocó con artistas como Batatinha, Mirian Batucada, Firmino de Itapoan, Claudete Macêdo y con el grupo Torna Sol, cover de los Beatles.
En los años 80, ya con la experiencia adquirida de los Sambões, el artista pasó a integrar la batería de los Apaxes do Tororó, grupo con inspiración indígena más antiguo del Carnaval de Salvador y que existe desde 1970. Brown fue el responsable de sugerir el cambio en la grafía del nombre “Apaches” para “Apaxes” en 1993. En la década de los 80, también hizo composiciones y fue percusionista del bloco africano Zimbabwe y invitado por el guitarrista Arnaldinho para formar parte del Mar Revolto, grupo pop Rock bahiano (1981).
En el Carnaval de 1981 con Vicente dos Santos utilizó por primera vez en un trío eléctrico, timbales de lata, el bongó de su Maestro Pintado, atabaques y otros instrumentos hasta ahora nunca usados por músicos de tríos eléctricos. A partir de eso, dio el paso inicial de cambio en el escenario percusivo.
Un año después fue invitado a integrar los estudios WR donde pudo aprender técnicas de grabación y producción con Wesley Rangel, uno de los productores musicales más importantes de Bahía. Grabó y compuso éxitos del Axé Music como “Cadê meu coco” (1986), primero éxito de Sarajane y “Yayá Maravilha” hecha por Virgilio. Este último es considerado por Carlinhos como el dueño de la voz que define el estilo de canto del Samba Reggae.
En este mismo estudio, Carlinhos pasó a dedicarse en 1984 al grupo antológico “Acordes Verdes”, liderado por Luiz Caldas y que vendría a desarrollar la creación Axé Music. Compuso con Jefferson Robson y Luiz Caldas, en el mismo año, “Visão de Cíclope”, su primera canción interpretada por Luiz Caldas, su primer éxito difundido en las emisoras de radio bahianas y una de las primeras experiencias del Samba Reggae.
Años antes, en 1982 y 1985, Brown estuvo acompañando a Paulinho Boca de Cantor (en experiencia solo y fuera de los Novos Baianos), Lui Muritiba y Chico Evangelista, además de formar parte del revolucionario grupo del “Vagão” con Klaus Rupert, Gini Zambellli, Tony Mola e Ivan Huol.
Mientras participaba en la consolidación del Axé Music y siempre con un aire vanguardista, Carlinhos Brown mantuvo sus estudios rítmicos, creó letras y melodías innovadoras.
En 1986, la canción “Armando Eu Vou” hecha en una colaboración con Ricardo Luedi y con voz de Cida Moreira, se convirtió en la primera del movimiento “Axé Music” y que hizo parte de la banda sonora de una novela (Cambalacho en la TV Globo). También en ese mismo año, Brown batió un récord al ganar el Trofeo Caymmi por los 26 éxitos reproducidos en las radios. Además, compuso la canción “É Difícil” (1987), interpretada por el grupo Chiclete com Banana y que representó un momento de transformación en el uso de la percusión lateral del trío eléctrico.
Carlinhos Brown pasó a formar parte del equipo de Caetano Veloso como percusionista en las giras “Caetano” (1987) y “Estrangeiro” (1989). A través de la voz del artista de Santo Amaro, tuvo uno de los primeros grandes éxitos de proyección nacional, la canción compuesta por él “Meia Lua Inteira” y su colaboración se han consolidado como un importante punto de inflexión en carrera artística.
CARLINHOS BROWN É PURA MÚSICA
Ya en 1996, Carlinhos Brown lanzó su carrera en solitario, con el disco “Alfagamabetizado” (Virgin/EMI-ODEON) arrancando una nueva fase como cantante, además de cantautor e instrumentista musical. Hoy ese maestro creativo es uno de los más reconocidos músicos brasileños con decenas de discos lanzados.
Con más de 800 canciones creadas e innumerables inéditas, Carlinhos Brown se destaca por la cantidad de composiciones de su autoría y con éxito en la voz de otros grandes artistas, como “Muito obrigada Axé” (que fue interpretada por Ivete Sangalo y Maria Bethânia en 2009), “Selva Branca” (con Vevé Calazans y grabada por Chiclete con Banana en 1988) y ECT (por Cássia Eller en 1994) en colaboración con Nando Reis y Marisa Monte.
Los Paralamas do Sucesso también tuvieron éxito con las canciones de Brown,
con “Uma brasileira” (1995), Erasmo Carlos, con “Mais um na multidão” (de autoría de Brown, Erasmo y Marisa Monte en 2016), Elba Ramalho, con “Remexer” (autoría de Luiz Caldas, en 1986) y Daniela Mercury, con “Rapunzel” (1996) y“Maimbê Dandá” (hecha por Brown y Mateus Aleluia, en 2004).
En 2020, año en el que Carlinhos Brown se convirtió en una tesis doctoral en España, con su arte activista defendido por la artista Durce Coelho, el maestro creativo mantuvo intensa su producción, y entre tantos otros logros, firmó el musical del nuevo espectáculo de la talentosa Deborah Colker, titulado “Cura”, con estreno previsto para 2021.
DE BAHIA AL MUNDO
Después de participar en giras con Caetano Veloso, en los álbumes “Caetano” (1987) y “Estrangeiro” (1989), Carlinhos Brown empezó su carrera internacional.
Desde que empezó su carrera en solitario y de las giras que hacía con Timbalada, Carlinhos suele ir anualmente a enseñar su música por Europa. Entre los momentos más expresivos de su repercusión internacional se destacan los años 2004 y 2005, cuando realizó carnavales con su trío eléctrico por las calles de las ciudades españolas y reunió en Madrid a un millón y medio de personas. En 2005 llevó el Camarote Andante a Barcelona reuniendo a un público de 600 mil personas. Al año siguiente fue invitado a recurrir a seis ciudades de España, como Bilbao, Valencia y Barcelona junto a personalidades como Rafael Nadal y Fernando Alonso, para lanzar el Carnaval de Movistar.
En 1992, grabó con los músicos de jazz Wayne Shorter, Herbie Hancock, Bernie Worrell y Henry Threadgill el álbum Bahia Black, compuesto por Olodum. En su temporada en Nueva York, Brown tocó con Marcus Miller, Bob James, Anthony Jackson, Lee Ritenour y Bill Laswell. También compuso música para artistas cubanos, como Omara Portuondo, para la francesa Vanessa Paradis y para la cantante beninesa Angélique Kidjo.
En 2008, Brown hizo parte del primer carnaval de Canarias y la primera edición de Rock in Rio en Madrid. El éxito en España fue tal que el artista recibió el título en el país, de “Rey de España” y el cineasta Fernando Trueba realizó un documental nombrado “El Milagro del Candeal”, que muestra las obras del artista con la comunidad de Candeal. La producción ganó el Premio Goya, el más importante del cine español, y la relación de Carlinhos con España fortaleció aún más los lazos con Brasil.
En 2014, Carlinhos Brown grabó con Shakira la canción “La La La – Brazil 2014” que fue tema de la Copa Mundial de Fútbol de 2014. Hoy el artista es considerado uno de los artistas brasileños más populares del mundo especialmente en España, Francia, Italia y Alemania.
Quince años después de reunirse con Marisa Monte y Arnaldo Antunes en la creación y lanzamiento del disco “Tribalistas” (2002), se concretizó un nuevo movimiento de vanguardia musical con el grupo. Carlinhos Brown se reencontró con los dos amigos y socios musicales para lanzar el segundo álbum del mismo nombre en 2017. En el año siguiente, el trío embarcó en su primera gira, la “Tribalistas Tour”, reuniendo a miles de aficionados en Brasil, Europa y Estados Unidos.
Composiciones para producciones audiovisuales
A través del cine, Brown también llevó su sonoridad al mundo. En 2011, el artista co-firmó la banda sonora de la animación infantil “Rio”, de Fox Filmes en colaboración con Sérgio Mendes, Mikael Mutti, John Powell y Siedah Garrett, y fue nominado al Oscar a la Mejor Canción Original con “Real in Rio“. La película del director brasileño Carlos Saldanha también tuvo su segunda edición, “Rio 2” (2014), que contó con seis composiciones más de Carlinhos Brown.
Otros largometrajes nacionales e internacionales también contaron con canciones compuestas por Brown, como “Salsa” (1988), “Navalha na Carne” (1997), “Dance With Me”(1998),“ Xuxa e os Duendes ”(2001),“A todo gas 2 ”(2002),“O Casamento de Louise”(2002),“ Doña Flor y sus dos maridos ”(2003),“ O Casamento de Romeu e Julieta” (2005),“ Ó Paí, Ó ”(2007),“ Capitães de Areia ”(2011),“ Pulse – A Stomp Odyssey ”(2002). También en esta lista están “Cidade Baixa” (2005), y la serie “Sex and The City” (1998-2004), con la canción “Aganju” (2003), interpretada por Bebel Gilberto. También es de Carlinhos en colaboración con su hijo Chico Brown, la canción “As Aventuras do Diario de Pilar”, tema de apertura de la serie “Diario de Pilar”, lanzado en febrero de 2020, en Nat Geo Kids. En 2018, el músico se convirtió en miembro de The Academy (Oscar).
CARLINHOS Y LAS ARTES VISUALES
La música y las artes visuales siempre estuvieron presentes en la vida de Carlinhos Brown. Desde 2003 el artista ha ido intensificando su experiencia con pinturas y pinceles y ya ha expuesto sus cuadros en el vestíbulo del Teatro Castro Alves (TCA) y del Jornal A Tarde, ambos en Salvador.
Su primera exposición oficial, “O Olhar Que Ouve”, se presentó en la Caixa Cultural de Brasília y también en el Palacio do Planalto. En 2019, realizó su primera exposición de cuadros fuera de Brasil, de nombre “La Mirada que Escucha” en el reconocido Espacio Fundación Telefónica en Madrid, España.
Sus obras también hicieron parte de ambientes en las ediciones de la Casa Cor São Paulo, Casa Cor Bahia y Casa Cor Rio.
PREMIOS, NOMINACIONES Y TRIBUTOS
2020
- Título de Embajador de Justicia Restaurativa de Bahía, otorgado por el Núcleo de Justiça Restaurativa do 2 º Grau do Poder Judiciário da Bahia
- Premio Focas, otorgado por el Fórum de Defesa das Crianças e Adolescentes de Salvador (Focas)
- Trofeo Você e a Paz, concedido por la Mansão do Caminho del maestro espiritista Divaldo Franco
2019
- Premio ODS Pacto Global. Iniciativa de la Rede Brasil del Pacto Global. Acciones Educativas de eficiencia energética (Neoenergia) a través de los personajes Paxuá e Paramim.
2018
- Título de Embajador Iberoamericano de la Cultura de SEGIB (Secretaría General Iberoamericana).
- Miembro de la Academia de Artes y Ciencias Cinematográficas de Hollywood – OSCAR.
- Trofeo del Día de Mandela. Instituto de Cultura y Conciencia Negra Nelson Mandela. Reconocimiento de personalidades de fundamental importancia en acciones sociales e igualdad racial.
- Cámara de Comercio de España en Brasil. Honras por el trabajo social realizado en la Asociación Pracatum
2017
- Premio Aberje. Comunicación de programas enfocados en la sostenibilidad empresarial. “Las electrizantes aventuras de Paxuá e Paramim“
2016
- Trofeo JK. El emprendedor. RIO 2016. Capital mundial de la victoria.
- Trofeo Band Folia.
- Carnaval Itapoan FM. Homenaje a Wesley Rangel. Icono de producción cultural y Musical de Bahía.
- Trofeo Dodô & Osmar. Mejor producción de moda masculina.
2014
- Mención al Mérito Cultural, categoría Junior.
- Medalla al Mérito del Ministerio Público.
- 31st Isme World Conference, Porto Alegre – Brazil.
2013
- Galardonado con el Lifetime Achievement Award, Brazilian International Press Awards en EE. UU.
2012
- Nominado al Oscar 2012 en la categoría Mejor Canción Original con “Real in Rio”, de la película “Rio”, de Carlos Saldanha.
- Nominado al Annie Award 2012 en la categoría Mejor banda sonora por composiciones de la película “Rio”, de Carlos Saldanha.
- Premiado por la Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil por la banda sonora de “Capitães de Areia”.
- Nominado al Gran Premio de Cine Brasileño en la categoría Mejor Banda Sonora por la película “Capitães de Areia” de Cecília Amado.
- Elegido como uno de los Embajadores de la Ciudad de Salvador para la Copa del Mundo.
- Invitado especial de International Arts Education Weeks (UNESCO – París)
2011
- Nominado al Grammy Latino en las categorías generales de mejor álbum de cantautor y mejor ingeniería de grabación, ambos con el disco “Diminuto”
2008
- Trofeo Axé de Turismo (Bahiatursa), Artista que más promovió Bahía internacionalmente durante el año
2007
- Premio 12 Meses 12 Causas Telecinco (España), Mejor Trayectoria Solidaria – Carlinhos Brown
- 8º Grammy Latino – Nominación al Mejor Álbum Pop Contemporáneo de Brasil – “A Gente Ainda Não Sonhou”
- Trofeo Castro Alves Los mejores del Carnaval 2007 – Carlinhos Brown
- Premio Caixa Econômica Federal – Obra Social – Carlinhos Brown. 2006
- Trofeo Dodô & Osmar – Premio especial Carnanegócio – Destacado Empresarial
- 7º Grammy Latino (USA) – Mejor Música Pop – “O Bonde do Dom”de 2005
- Premio Goya (Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de España)
- Mejor Canción Original (“Zambie Mameto”) en la película El Milagro del Candeal – Carlinhos Brown
2004
- Medalla Tomé de Souza (Ayuntamiento de Salvador) – por su contribución a la cultura musical de Bahía y Brasil – Carlinhos Brown
- Orden al Mérito Cultural (Ministerio de Cultura) – por los servicios prestados a Cultura brasileña – Asociación Pracatum Ação Social
- Nombrado “Mensajero de la Verdad” – ONU-Hábitat / Foro Urbano Mundial – Carlinhos Brown
- 5º Grammy Latino (USA) – Mejor Álbum Pop Brasileño Contemporáneo – “Carlito Marrón“
- Disco de Oro – BMG España – “Carlito Marrón”
- Trofeo Dodô & Osmar – Mejor Música del Carnaval 2004 – “Maimbê Dandá
2003
- Premio de Cooperación Internacional Caja Granada por su labor social – Carlinhos Brown
- Premio Amigo (España) – Artista Revelación Latina – Carlinhos Brown
- Premio Amigo (España) – Mejor Álbum Latino – “Tribalistas”
- Prince Claus Awards (Holanda) – Por su trabajo artístico y social – Carlinhos Brown
- Premio Ondas (España) – Mejor Artista o Grupo Latino – “Tribalistas”
- 4º Grammy Latino (USA) – Mejor Álbum Pop Brasileño Contemporáneo – “Tribalistas“
- Festival Bar (Italia) – Mejor Artista Internacional – “Tribalistas”
- Disco de Platino – Emi Music Brasil – “Tribalistas”
- Disco Triple Platino – Virgin Music Italia – “Tribalistas”
- Premio Austregésilo de Athayde – Mejor CD – “Tribalistas”
- Premio Multishow – Mejor CD, Mejor DVD Musical, Mejor Música (“Já Sei Namorar”) -“ Tribalistas ”
- Premio TIM – Mejor grupo – “Tribalistas”.
- XII Trofeo Dodô & Osmar – Mejor Música del Carnaval 2003 – “Dandalunda”
2002
- Premio UNESCO – Categoría Juventud, por el trabajo de la Asociación Pracatum Acción Social
- Premio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) – Mejor Categoría Disco – “Tribalistas”
- Certificado de “Mejores Prácticas” del Programa de Asentamientos Humanos de Naciones Unidas/UN – Habitat, conferido al programa de urbanización y vivienda “Tá Rebocado”, de la Asociación Pracatum Ação Social
2000
- 2º Grammy Latino – Nominación a Mejor Canción Brasileña – “Amor I Love You“
1999
- Premio CNN-TIME – Líderes Latinoamericanos por el Nuevo Milenio – Carlinhos Brown
1998
- Premio Multishow – Mejor Instrumentista – Carlinhos Brown
1997
- Premio Multishow – Mejor Cantante – Carlinhos Brown
- Disco de Oro – Emi Music Brasil – “Alfagamabetizado”
1996
- Trofeo RFI / SACEM.
- Premio Sharp de Música – Categoría Regional – CD “Mineral” – Timbalada.
1993
- Revista Billboard / Mejor CD de América Latina – CD “Timbalada”
1985
- Trofeo Caymmi – por tener 26 canciones reproducidas en la radio
DISCOGRAFÍA
Álbumes y DVD en solitario
2020 – “Paxuá e Paramim en: A floresta dos rios voadores”
2020 – “Umbalista”
2020 – Axé Inventions (Àjààlà)
2019 – Relanzamiento de “Omelete Man”
2017 – “Semelhantes”
2016 – “ARTEFIREACCUA – Incinerando o Inferno”
2014 – “Sarau Du Brown – Ritual Beat System”
2014 – “VIBRAAASIL Beat Celebration”
2014 – “Marabô”
2012 – “Mixturada Brasileira”
2010 – “Diminuto” y “Adobró”
2007 – “A gente ainda nao sonhou”
2006 – DVD “Carlinhos Brown Ao Vivo no Festival de Verão Salvador 2006”
2005 – “Candombless”
2004 – “Candyall Beat”
2004 – DVD “Inside Carlito Marrón”
2004 – “O Milagre do Candeal”
2003 – “Carlito Marrón”
2001 – “Bahia do Mundo – Mito e Verdade” 1998 – “Omelete Man”
1996 – “Alfagamabetizado”
Álbumes de Timbalada
2008 – “Timbalada ao Vivo”
2002 – “Motumbá Bless”
2001 – “Timbalismo”
1998 – “Vamos dar a volta no Guetho”
1997 – “Mãe do Samba”
1996 – “Mineral”
1995 – “Cada cabeça é um mundo”
1995 – “Andei road”
1993 – “Timbalada”
Obras colectivas
2019 – DVD y CD “Tribalistas Ao Vivo” – Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown y Marisa Monte
2017 – DVD y CD “Tribalistas” – Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown y Marisa Monte
2004 – CD Candyall Beat – Carlinhos Brown y DJ Dero
2002 – DVD y CD “Tribalistas” – Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown y Marisa Monte
1995 – “Brasileiro” – Sérgio Mendes – cinco de las 12 pistas del CD son composiciones de Carlinhos Brown
1992 – “Bahia Black – Ritual Beating System” – Varios artistas con la producción de Bill Laswell