Carlinhos Brown assina a trilha do primeiro musical brasileiro na história da Broadway

Carlinhos Brown anuncia mais uma novidade neste ano de 2022, em que completa 60 décadas de vida: ao lado de um time criativo de estrelas, o músico multi-instrumentista vai assinar a trilha sonora da nova adaptação de Orfeu Negro para a Broadway, musical com estreia prevista para a temporada 2023-2024. Além da cantora e compositora norte-americana Siedah Garrett, que assina a Trilha Musical ao lado de Carlinhos, o musical reúne também o vencedor do Prêmio Pulitzer, Nilo Cruz, no roteiro, e o vencedor do Tony Award, Sergio Trujillo, na direção e coreografia. Além das novas canções originais, o musical incluirá alguns dos lendários temas de Tom Jobim, Luiz Bonfá e Vinicius de Moraes.

“Faltam palavras para dizer o quanto estou feliz e honrado em receber esse convite, para fazer parte de uma história que é de extrema importância para a cultura brasileira e mundial, uma história cheia de magia e emoção, aclamada ao redor do mundo, e, sobretudo, compondo um time grandioso de grandes estrelas como Siedah Garret, com a qual tenho o prazer de mais uma vez trabalhar junto”, conta Carlinhos Brown.

“Não há nada mais emocionante para nós do que a oportunidade de apresentar ao público americano grandes talentos internacionais – e não há talento maior que o de Carlinhos e Siedah. Tem sido nossa principal prioridade criar um show e um som que seja brasileiro em sua essência, e suas contribuições serão de grande ajuda para cumprir essa missão”, afirmam os produtores Stephen Byrd e Alia Jones-Harvey, que anunciaram a novidade às vésperas do tão esperado retorno dos festejos carnavalescos, cancelados nos últimos dois anos devido à pandemia do Covid-19.

Originalmente baseado na peça Orfeu de Conceição do grande Vinícius de Moraes, Orfeu Negro traz uma releitura da história mitológica de Orfeu e Eurídice, tendo como cenário uma favela carioca durante o Carnaval, onde as personagens se conhecem e se apaixonam. A história tornou-se um clássico instantâneo da cultura popular, ganhando a Palma de Ouro e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1959, apresentando ao mundo a Bossa Nova.

Créditos imagem: Touché

Confira os novos clipes da turma de Paxuá e Paramim

Estão no ar os novos clipes de animação da turma de Paxuá e Paramim, com as canções “O Planeta Azulzinho”, e “Quem Disse”, que fazem parte do repertório do álbum “Paxuá e Paramim em: A Floresta dos Rios Voadores”, lançado em 2020, e que conta com a participação da cantora, compositora e arte-educadora Milla Franco.

“O ser humano se educa com o tempo. Essa comunhão que buscamos entre a criança e a natureza é, para mim, o significado de futuro. A criação dos personagens Paxuá e Paramim traz essa responsabilidade, esse conceito de educação ambiental e das histórias próprias da Bahia e do Brasil”, conta Carlinhos Brown.

Confira!

O projeto infantil Paxuá e Paramim, co-liderado pela produtora executiva Andrea Mota, tem como principal objetivo ser um instrumento de estímulo ao cuidado com o meio ambiente e fomento à cultura brasileira. Para o multi-instrumentista, o cuidado com a natureza, a consciência e o sentimento de pertencimento com o meio ambiente devem ser cultivados desde a infância. Braúna, personagem de Carlinhos, também esteve recentemente levando muita música e animação para o projeto Mundo Bita, em uma releitura da canção “Velha Infância”, composição assinada por ele em parceria com Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Davi Moraes e Pedro Baby, eternizada no repertório dos Tribalistas.

“Minha maneira de pensar e reagir é com música, é através das melodias, das sonoridades e das rítmicas. A potência da pureza infantil pode espelhar o melhor de nós, e o que desejo é que as canções e as reflexões levantadas por Paxuá, Paramim, Braúna e toda a turma, tragam uma maior noção de nossa responsabilidade com o cuidado e a urgência de preservação da Terra”, ressalta Carlinhos.

Sobre a turma – Paxuá, a encantadora personagem principal, é uma indígena Tupinambá que tem em suas mãos poderes naturais, representados pelo florescer de uma linda espécie nativa. Entre seus dons, a personagem protege a natureza e enche o mundo de paz, fazendo até o rio jorrar. Já Paramim, protetor das florestas, ganhou ainda bebê um cocar de xamã. Durante a história, uma troca de olhares faz o coração de Paramim se encantar por Paxuá e, assim, a natureza fez um laço de amor.

Para acompanhar a turma de Paxuá e Paramim nas redes sociais:

Instagram – https://www.instagram.com/paxuaeparamim/

Facebook – https://www.facebook.com/paxuaeparamim

Carlinhos Brown desfila com a Mocidade na Sapucaí

Estreando como autor do samba-enredo “Batuque ao Caçador”, ao lado do time de compositores formado por Diego Nicolau, Richard Valença, Orlando Ambrosio, Gigi da Estiva, Nattan Lopes, J J Santos e Cabeça do Ajax, Carlinhos Brown desfilou com a Mocidade Independente de Padre Miguel no carnaval fora de época realizado em abril, neste ano de 2022.

Convidado pelo Mestre Dudu, que há 5 anos comanda sozinho a ala da agremiação carioca, o músico multi-instrumentista regeu a bateria no desfile do dia 23, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

“É muito bom estar na avenida com essa bateria que traz o toque do agueré. Não podia ser diferente no terreiro de Tia Xica, essa Yalorixá que potencializou a Mocidade Independente, assim como fez tantos outros como Quirino, Miquimba, Mestre André… hoje, estar ao lado do Dudu é de extrema importância para mim”, conta Carlinhos.

Em 2015, Carlinhos Brown desfilou na Portela, como Rei da Percussão, e já havia desfilado antes na Mangueira, em 1998, quando a agremiação homenageou Chico Buarque, e também na Salgueiro, em 2009, quando a escola teve como samba enredo o tambor. E as duas foram campeãs.

Além da homenagem a Oxóssi, o enredo de 2022 da Mocidade Independente de Padre Miguel também fez uma homenagem o tambor e a própria bateria da escola, considerada uma das melhores pelo público e pelos jurados e que já está na lista de vencedores do Estandarte de Ouro de 2022 dos jornais O Globo e Extra.

Crédito Imagem: Diego Mendes