Após 35 anos da existência do Axé Music, Carlinhos Brown lança seu primeiro álbum voltado inteiramente para o gênero. Na história do compositor, este feito sempre foi marcado pela mistura de ritmos, mas desta vez, o Axé Inventions – Àjààlà traz, unicamente, a força dos criativos que originou o ritmo carnavalesco. Todas as faixas foram produzidas pelo músico com a co-produção de Thiago Pugas, com exceção da faixa “Mãe Já”, co-produzida também por Elpidio Bastos, do Olodum. Todos os arranjos, direção musical e direção artística são de Carlinhos Brown, exceto nas faixas “Cavalo de Paulo”, cujo arranjo de sopro foi criado em parceria com Cristiano Lira, e “Paixão de Rua (Ou)”, que contou com arranjo de cordas e a regência de Ricardo Sibaldi. Axé Inventions – Àjààlà começou a ser gravado em Junho 2019 e a última música registrada em Dezembro de 2019. O álbum, que traz na capa a imagem de uma obra da artista plástica Nadia Taquary será lançado pelo selo Candyall Music.
Axé Inventions (Àjààlà)
1. Paixão de Rua (Ou)
2. Sair pra Vencer (feat. Luiz Caldas)
3. Tá na Mulher
4. Mãe Já (feat. Olodum)
5. Fofoqueira (feat. Leticia Tridico)
6. Axé Music (Trêmula) – (Feat. Sarajane)
7. Cavalo de Paulo
PAIXÃO DE RUA (OU)
Autores: Carlinhos Brown e Júnior Meirelles – Composta pelo artista em parceria com Junior Meirelles, Paixão de Rua nasce da explícita emoção dos encontros espontâneos em uma festa carnavalesca. “Não precisa ser carnaval, mas precisa que esse estado se apodere um do outro. O suor como um convidativo aproximador faz com que o cheiro se misture. E que essa rua seja enfeitiçada de desejos de um para o outro”, nos conta o mestre Brown, filho de uma paixão de rua, de uma paixão de carnaval. “Essa canção foi feita para embalar aqueles que vão conhecer essa paixão, aqueles que já conhecem ou aqueles que continuam alimentando o que a rua e o carnaval nunca tira do outro: o amor e o respeito pela pessoa. Paixão de Rua! Ou!” (Carlinhos Brown).
SAIR PRA VENCER (FEAT. LUIZ CALDAS)
Autor: Carlinhos Brown – Carlinhos Brown convida Luiz Caldas e homenageia o mesmo. A canção conta a história “daqueles” bravos adolescentes que saíram de pé no chão pelo Nordeste e fizeram a primeira turnê do Axé Music voltando com a vitória. A banda era a Acordes Verdes, que gravou o “Fricote”, de Luiz Caldas e Paulinho Camafeu, música que logo explodiu no Brasil e no mundo. Em 35 anos de Axé Músic não poderia faltar um “fricote” no novo álbum. Carlinhos compôs esta canção e convidou Luiz (Caldas), seu irmão e amigo, para juntos debocharem, com alegria, os maus tempos.
TÁ NA MULHER
Autores: Carlinhos Brown e Alain Tavares – “Tá na Mulher” é uma canção composta por Brown e Alain Tavares para explicitar que o mesmo compositor de “A Namorada tem Namorada”, continua escrevendo, cantando e atuando para dar voz a quem precisa ser escutado. “A canção traz a certeza de que quem tem o poder não precisa ser empoderado. O amor tá na mulher, a visão tá na mulher”, completa Brown.
MÃE JÁ (FEAT. OLODUM)
Autores: Carlinhos Brown e Targino Gondim – Carlinhos Brown e Targino Gondim assinam a canção “Mãe já” que traz o tema “Mãe, Mulher, Maria Olodum. – Uma história das mulheres”, numa mensagem de Paz, Amor tolerância, respeito e paz, em forma de uma canção oferendada à Rainha do Mar. Mensagem essa que alcançará o povo ao som de belas vozes e tambores. Com trechos como “Mãe, rainha do mar, sereia”, a música uma parceria inédita, tem a batida do Olodum, e a levada tão característica do artista do Candeal que conquistou o mundo. A canção tem a voz de Brown e dos cantores Lazinho, Lucas di Fiori e Mateus Vidal da banda do Pelourinho. De acordo com o cacique do Candeal, este é um presente para celebrar os 40 anos do Olodum. “Olodum e Carlinhos Brown celebram 40 anos de ações sociais e inventividade. Celebramos juntos porque juntos perduramos no axé music. Cuidamos um do outro. Somos filhos dos tambores e da Bahia e por isso temos que celebrar os nossos êxitos”, disse Carlinhos. “Iemanjá é a verdadeira mãe do axé. Nossa mãe. Se nosso ritmo tem seguido de base a todos os segmentos religiosos na instrumentação, no ritmo, no jeito de cantar, afirmamos que Deus não separa, une. Foi uma honra estar no estúdio com o Olodum e seus cantores e poder fazer estes versos que saúdam a rainha do mar”, completa o cacique.
FOFOQUEIRA (FEAT. LETICIA TRIDICO)
Autor: Carlinhos Brown – Cantada por Brown e Lelê Tridico, a música Fofoqueira representa a mulher independente, que sai pelo mundo em busca da sua felicidade. Um recado da sororidade e empatia, em ritmo de funk, reggaeton e raízes africanas, mostrando a importância da união e aliança entre as mulheres. E o mais importante, um chamado para a felicidade.
AXÉ MUSIC (TREMULA) – (FEAT. SARAJANE)
Autor: Carlinhos Brown
– Canção inédita gravada por Brown e Sarajane, dupla pioneira do canto feminino acompanhado pela força da percussão. A música traz uma levada e performance clara no Axé Music. E, já que o Axé Music é caracterizado pela mistura, foi misturando que Brown e Sarajane perguntaram “Cadê meu Coco?”, abriram “a rodinha” e pediram “eu quero um vale”. Agorsa é a vez de cantarem juntos “Axé Music”.
CAVALO DE PAULO
Autores: Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes – Para demonstrar seu respeito e amor por São Paulo, Brown compôs, em parceria com Arnaldo Antunes, a canção Cavalo de Paulo. Na música, que fará parte do seu novo álbum, Brown homenageia o carnaval paulista e convida os foliões de todos os bairro da capital, a se unirem em nome da folia, da dança e da alegria, transformando a cidade em uma só.